Muhammad não errava?

Não errar parece ser uma característica somente de Deus, portanto seria idolatria dizer que alguém não erra, pois isto equivale a dizer que alguém é algo que somente Deus é. Vejamos algumas passagens do Alcorão que referir-se-iam a Muhammad:

7:188 Dize: (…) E se estivesse de posse do incognoscível, aproveitar-me-ia de muitos bens, e o infortúnio jamais me açoitaria.(…) > Ambição.
9:43 Deus te perdoou! (…) > Se perdoa é porque cometeu erro.

33:39 (…) ocultando em teu coração o que Deus ia revelar; temais, acaso, mais as pessoas, sabendo que Deus é mais digno de que O temas? (…) > Temer as pessoas mais do que a Deus?

42:52 E também te inspiramos com um Espírito, por ordem nossa, antes do que não conhecias o que era o Livro, nem a fé; porém, fizemos dele uma Luz, mediante a qual guiamos quem Nos apraz dentre os Nossos servos. E tu certamente te orientas para uma senda reta.

Estes trechos enquadrariam Muhammad como alguém que, como todas as pessoas, possuía suas fraquezas, vejamos mais algumas passagens:

3:64 Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, vinde, para chegarmos a um termo comum, entre nós e vós: Comprometamo-nos, formalmente, a não adorar senão a Deus, a não Lhe atribuir parceiros e a não nos tomarmos uns aos outros por senhores أَرْبَابًا , em vez de Deus.(…)
144 Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Deus; e Deus recompensará os agradecidos.

33:40 Em verdade, Muhammad não é pai de nenhum de vossos homens
مَّا كَانَ مُحَمَّدٌ أَبَا أَحَدٍ مِّن رِّجَالِكُمْ mas sim o Mensageiro de Deus (…)

66:1 Ó profeta, por que te absténs daquilo que Deus te concedeu, procurando, com isso, agradar as tuas esposas, quando sabes que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo?
3 Quando o Profeta confidenciou um segredo a uma das suas esposas (Hafsa), ela o revelou (a outra), e Deus informou-o disso; ele, então, confirmou uma parte disso, escondendo a outra. Mais, quando ele contou, ela perguntou: Quem te anunciou isso? Disse: Anunciou-mo o Onisciente, o Sapientíssimo.(…)

Acima vemos Muhammad bem definido como um Mensageiro de Deus e não como um soberano ou santo infalível. Para terminar devemos mencionar um trecho que parece concordar com a ideia de que o Profeta seria infalível:

Pela estrela, quando cai
Que vosso camarada jamais se extravia, nem erra,
Nem fala por capricho.
53:1-3

Não existem contradições no Alcorão, portanto deve tratar-se de um erro na tradução. De fato, consultei outras duas traduções e ambas colocam o trecho com verbos no passado e sem a palavra “jamais”, vejamos uma delas:

“Vosso companheiro não se descaminhou nem se transviou” – Helmi Nasr

Os verbos em questão estão no perfectivo(passado) segundo o site http://corpus.quran.com são eles:
غَوَىٰ errou

ضَلَّ transviou

Assim sendo, esta passagem pode muito bem ter se referido ao episódio do contexto e não a toda vida do Mensageiro, tanto é que um dos versículos diz que antes ele não conhecia a Fé(42:52).

Para completar seria proveitoso mencionar a Sura 80 que relata mais um possível erro do Mensageiro que não deu atenção ao cego salientando que não vi menção explícita ao Profeta na Sura:

80:1 Tornou-se austero e voltou as costas,
2 Quando o cego foi ter com ele.

Existem casos que envolvem outras personalidades no Alcorão, por exemplo Abraão que pediu a Deus uma demonstração de como Ele dava vida aos mortos, tudo para que ele tivesse tranquilidade no coração. Na Bíblia existem muitos exemplos, Jesus quando é chamado de bom mestre e retruca dizendo que só Deus é bom, enfim, podemos concluir que os servos de Deus nunca se ensoberbeciam e Deus nunca os chamou de perfeitos ou santos.



Deixe um comentário