Os Parentes

4:1 Ó homens! Temei a vosso Senhor, Que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher, e de ambos espalhou (pela terra) numerosos homens e mulheres. E temei a Allah, (em nome) de Quem vos solicitais mutuamente, e (respeitai) os laços consangüíneos. Por certo, Allah, de vós, É Observante. 

6:151 Dize: “Vinde, eu recitarei o que vosso Senhor vos proibiu: nada Lhe associeis. E (tende) benevolência para com os pais. E não mateis os vossos filhos, com receio da indigência: Nós vos damos sustento, e a eles. (…)
152 “(…) Não impomos a nenhuma alma senão o que é de sua capacidade. E, quando falardes, sede justos, ainda que se trate de parente. E sede fiéis ao pacto de Allah. Eis o que Ele vos recomenda, para meditardes.

8:75 E os que creram depois, e emigraram e lutaram convosco, então, esses são dos vossos. E os parentes consangüíneos têm prioridade uns com outros, no Livro de Allah. Por certo, Allah, de todas as cousas, é Onisciente.

9:23 Ó vós que credes! Não tomeis por aliados a vossos pais e a vossos irmãos, se amam a renegação da Fé mais que a Fé. E quem de vós se alia a eles, esses serão os injustos.
24 Dize: “Se vossos pais e vossos filhos e vossos irmãos e vossas mulheres e vossos clãs, e riquezas, que ganhastes, e comércio, de que receais a estagnação, e vivendas, de que vos agradais, são-vos mais amados que Allah e Seu Mensageiro e a luta em Seu caminho, então, aguardai até que Allah faça chegar Sua ordem. E Allah não guia o povo perverso.

17:23 E teu Senhor decretou que não adoreis senão a Ele; e (decretou) benevolência para com os pais. Se um deles ou ambos atingem a velhice, junto de ti, não lhes digas: “Ufa!”, nem os maltrates, e dize-lhes dito nobre.
24 E baixa a ambos a asa da humildade, por misericórdia. E dize: “Senhor meu! Tem misericórdia deles, como (quando) eles cuidaram de mim, enquanto pequenino.”
31 E não mateis vossos filhos, com receio da indigência: Nós lhes damos sustento, e a vós. Por certo, seu morticínio é grande erro.

23:101 E, quando se soprar na Trombeta, não haverá parentesco entre eles, nesse dia, nem se interrogarão.

29:8 E recomendamos ao ser humano benevolência para com seus pais. (E lhe dissemos): “E, se ambos lutam contigo, para que associes a Mim o de que não tens ciência, não lhes obedeças.” A Mim, será vosso retorno; então, informar-vos-ei do que fazíeis.

31:14 – E recomendamos ao ser humano (a benevolência para com) seus pais; sua mãe carrega-o, com fraqueza sobre fraqueza, e sua desmama se dá aos dois anos; (e dissemo-lhe): ” Sê agradecido a Mim, e a teus pais. A Mim será o destino.
15 “E, se ambos lutam contigo, para que associes a Mim aquilo de que não tens ciência, não lhes obedeças. E acompanha-os, na vida terrena, convenientemente. E segue o caminho de quem se volta contrito para Mim. Em seguida, a Mim será vosso retorno; então, informar-vos-ei do que fazíeis”-

46:15 E recomendamos ao ser humano benevolência para com seus pais. Sua mãe carrega-o penosamente, e o dá à luz, penosamente. E sua gestação e sua desmama são, (ao todo), de trinta meses; (e ele desenvolve-se), até que, quando atinge sua força plena e atinge os quarenta anos, diz: “Senhor meu! Induz-me a agradecer-Te a graça, com que me agraciaste, a mim e a meus pais, e a fazer o bem que Te agrade; e emenda-me a descendência. Por certo, volto-me arrependido para Ti e, por certo, sou dos moslimes.”

64:14 Ó vós que credes! Por certo, há, entre vossas mulheres e vossos filhos, inimigos de vós; então, precatai-vos deles. E, se os indultais e tolerais e perdoais, por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.
15 Vossas riquezas e vossos filhos não são que provação. E, junto da Allah, haverá magnífico prêmio.

66:6 Ó vós que credes! Guardai-vos, a vós mesmos e a vossas famílias, de um Fogo, cujo combustível são os homens e as pedras; sobre ele, haverá anjos irredutíveis, severos: não desobedecem a Allah, a Sua ordem, e fazem o que lhes é ordenado.

Os versículos seguintes tratam de um assunto em comum tratando dos idólatras seguindo a crença de seus pais:

5:104 E, quando se lhes diz: “Vinde ao que Allah fez descer e ao Mensageiro”, dizem: “Basta-nos aquilo em que encontramos nossos pais.” E (bastar-lhes-ia), ainda que seus pais nada soubessem, e não fossem guiados?

43:23 E, assim, antes de ti, (Muhammad), jamais enviamos a uma cidade admoestador algum, sem que seus opulentos (habitantes) dissessem: “Por certo, encontramos nossos pais em um credo e, por certo, estamos seguindo suas pegadas.”

Os seguintes versículos tratam da caridade para com os parentes:

2:83 E (lembra-lhes de) quando firmamos a aliança com os filhos de Israel: “Não adorareis senão a Allah; e (tende) benevolência para com os pais e os parentes e os órfãos e os necessitados;(…)
177 A bondade não está em voltardes as faces para o Levante e para o Poente; mas a bondade é (a de) quem crê em Allah (…) e (a de) quem concede riqueza, (embora) a ela apegado, aos parentes, e aos órfãos, e aos necessitados (…)
215 Perguntam-te pelo que devem despender. Dize: ” O que quer que despendais de bom é para os pais e os parentes e os órfãos e os necessitados e os filho do caminho.(…)

Os dois próximos trechos abrem interpretação para herança ou caridade:

17:26 E concede ao parente seu direito, e ao necessitado(…)

30:38 Então, concede ao parente o que lhe é de direito, (…)

33:7 E, segundo o que foi estipulado no livro de Deus, os consangüíneos têm mais direito entre si do que os fiéis e os migrantes. Contudo, fazei o que é justo aos vossos
amigos; isso está escrito no Livro.

16:90 Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade. Ele vos exorta a que mediteis. (colocado no topico caridade)

4:36 Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro, o viajante e os vossos servos, porque Deus não estima arrogante e jactancioso algum.

6:152 Não disponhais do patrimônio do órfão senão da melhor forma possível, até que chegue á puberdade; sede leais na medida e no peso- jamais destinamos a ninguém carga maior á que pode suportar. Quando sentenciardes, sede justos, ainda que se trate de um parente carnal, e cumpri os vossos compromissos para com Deus. Eis aqui o que Ele vos prescreve, para que mediteis.



Deixe um comentário