Inshállah – Se Deus quiser

Somos aconselhados a dizer “Se Deus quiser” sempre que dissermos algo que esperamos que aconteça referente ao futuro:

18:23 Jamais digas: Deixai, que farei isto amanhã, 24 A menos que adiciones: Se Deus quiser! Recorda teu Senhor quando esqueceres, e dize: É possível que meu Senhor me encaminhe para o que está mais próximo da verdade.

Exemplos:

68:17 Por certo que os provaremos (o povo de Makka) como provamos os donos do pomar, ao decidirem colher os seus frutos ao amanhecer,18 Sem a invocação (do nome de Deus).
19 Porém, enquanto dormiam, sobreveio-lhes uma centelha do teu Senhor.
20 E, ao amanhecer, estava (o pomar) como se houvesse sido ceifado.
21 E, pela manhã, confabularam mutuamente:
22 Ide aos vossos campos, se quereis colher!
23 Foram, pois, sussurrando:
24 Que não entre hoje (em vosso pomar) nenhum necessitado.
25 E iniciaram a manhã com uma (injusta) resolução.
26 Mas, quando o viram daquele jeito, disseram: Em verdade, estamos perdidos!
27 Em verdade, estamos privados de tudo!
28 E o mais sensato deles disse: Não vos havia dito? Por que não glorificastes (Deus)?
29 Responderam: Glorificado seja o nosso Senhor! Em verdade, fomos iníquos!
30 E começaram a reprovar-se mutuamente.
31 Disseram: Ai de nós, que temos sido transgressores!
32 É possível que o nosso Senhor nos conceda outro (pomar) melhor do que esta, pois voltamo-nos ao nosso Senhor.
33 Tal foi o castigo (desde mundo): mas o castigo da outra vida será ainda maior. Se o soubessem!

18:69 Moisés disse: Se Deus quiser, achar-me-á paciente e não desobedecerei às tuas ordens.28:27 Disse (o pai): Na verdade, quero casar-te com uma das minhas filhas, com a condição de que me sirvas durante oito anos; porém, se cumprires dez, será por teu gosto, pois não quero obrigar-te e, se Deus quiser, achar-me-ás entre os justos.

37:102 E quando chegou à adolescência, seu pai(Abraão) lhe disse: Ó filho meu, sonhei que te oferecia em sacrifício; que opinas? Respondeu-lhe: Ó meu pai, faze o que te foi ordenado! Encontrar-me-ás, se Deus quiser, entre os perseverantes!

Não seria muita prepotência dizer que faremos algo e desconsiderarmos a Vontade de Allah?



Deixe um comentário