O Embelezamento

Os seguintes versículos trazem expressões relacionadas aos atrativos das mulheres, estas não devem chegar a ocultar totalmente suas belezas, em 33:52 o contexto parece envolver o Profeta, mas esta orientação estender-se-ia aos demais crentes já que ele é um exemplo para os fiéis. Ele é orientado a não se casar com determinadas mulheres, ainda que elas sejam encantadoras:

33:52 (…) ainda que suas belezas حُسْنُهُنَّ te encantarem “fala sobre mulheres ilícitas”(…)

Cabe salientar que a raiz da palavra destacada acima aparece com o sentido de “bom” em outras partes do Alcorão segundo o site http://corpus.quran.com/ .

A seguir vemos que existem coisas femininas que aparecem naturalmente, não é algo que pareça ser fechado à interpretações:

24:31 Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que (normalmente) aparecemزِينَتَهُنَّ إِلَّا مَا ظَهَرَ (…)

Abaixo vemos que Deus submeteu o mar para os humanos, um dos objetivos é retirar enfeites. Inexiste uma proibição, logo estes não seriam proibidos:

16:14 E foi Ele Quem submeteu, para vós, o mar para que dele comêsseis carne fresca e retirásseis certos ornamentos com que vos enfeitais.(…)

Existem também descrições de ornamentos que serão utilizados no Paraíso, algumas pessoas dizem que os homens não podem utilizar ouro nesta vida, porque não poderiam utilizá-lo no Paraíso caso fossem para lá… Nunca vi isto no Alcorão:

18:31 Obterão os jardins do Éden, abaixo dos quais correm os rios, onde usarão braceletes de ouro, vestirão roupas verdes de tafetá e brocado, e repousarão sobre tronos elevados. Que ótima recompensa e que feliz repouso!

35: 33 Jardins do Éden, os quais adentrarão, onde serão enfeitados com braceletes de ouro e pérolas; e suas vestimentas serão de seda pura.

76: 21 Sobre eles haverá vestimentas verdes, de tafetá e de brocado, estarão enfeitados com braceletes de prata e o seu Senhor lhes saciará a sede com uma bebida pura!

Enfim, diante do exposto, creio que o correto é a moderação, não podemos privar-nos de algo pensando que ele é maligno e desconsiderarmos os seus benefícios, também não podemos considerar apenas um aspecto como a beleza e fecharmos os olhos para os demais. Devemos tomar cuidado com a idolatria e não podemos proibir o que Deus permitiu:

6:150 Dize (ainda): Apresentai vossas testemunhas, para provarem que Deus vedou o que dizeis Ter vedado! E se o declararem, não aceites as suas declarações nem te entregues á caprichos daqueles que desmentem os Nossos versículos, não crêem na outra vida e atribuem semelhantes a seu Senhor.

3:14 Aos homens foi abrilhantado o amor à concupiscência relacionada às mulheres, aos filhos, ao entesouramento do ouro e da prata, aos cavalos de raça, ao gado e às sementeiras. Tal é o gozo da vida terrena; porém, a bem-aventurança está ao lado de Deus.



Deixe um comentário