O que significa obedecer ao Mensageiro?

Veremos neste artigo que “obedecer o Mensageiro” significa justamente observar e cumprir o Alcorão, não passar por cima dele em detrimento de ditos inventados, compilações grotescas exteriores como os hadiths.

Sem dúvida um dos versos corânicos mais manipulados utilizado pelos seguidores dos hadiths é o que diz “obedeçam a Deus e obedeçam ao Mensageiro” eles o utilizam para tentar defender os hadiths como fonte de jurisdição religiosa. Eles afirmam que “obedecer a Deus” significa obedecer o Alcorão, enquanto que “obedecer o Mensageiro” significa obedecer seus hadiths (ditos pessoais) e sua sunnah (métodos). Eles acrescentam que, se a expressão “obedecer ao Mensageiro” tivesse o sentido que obedecer o Alcorão, então Deus teria dito apenas: “Obedeçam a Deus”. Assim, em sua visão, a inclusão da expressão “obedeçam ao Mensageiro” implica que o Mensageiro tinha seu próprio conjunto de ensinamentos religiosos independentes do Alcorão, o qual deveríamos obedecer.Com a orientação do Alcorão, o erro desse pensamento pode ser facilmente exposto. À luz do Alcorão, podemos ver facilmente que “obedecer ao Mensageiro” é obedecer a mensagem que a ele foi entregue (o Alcorão) e nada mais.

1 – Por que o Alcorão diz “obedecer o Mensageiro”?

A inclusão da expressão “obedecer ao Mensageiro” depois “Obedecer a Deus” tem uma série de efeitos importantes:

A- Quem, dentre os companheiros do Profeta, já tinha ouvido as revelações de Deus diretamente de Deus? Ora, a resposta é simples: Ninguém! Consequentemente, não poderiam obedecer a Deus a não ser por meio da entrega do Alcorão a Muhammad. O Alcorão saiu da boca de Muhammad, isto tornou necessário que Deus ordenasse as pessoas à obediência ao Mensageiro, pois ele era o único que oferecia a eles a Mensagem de Deus. Além disso, o Mensageiro não entregou o Alcorão e, logo em seguida, desapareceu! O Profeta passou todos os anos, a partir do momento que ele recebeu a primeira revelação até sua morte, convidando todas as pessoas a acreditarem no Alcorão e a segui-lo. Por isto, foi necessário que Deus ordenasse todos os seres humanos a obedecerem ao Mensageiro.

B- O Alcorão foi revelado a Muhammad a fim de que ele o entregasse a uma comunidade que era composta principalmente de adoradores de ídolos e também por alguns seguidores das escrituras anteriores, como os judeus e os cristãos (Nasara). Suponha que o Alcorão não contivesse a frase “obedecei ao Mensageiro”, mas apenas a ordem para “obedecer a Deus”. Imediatamente, os judeus e os cristãos (Nasara) diriam: “Mas nós já obedecemos a Deus que nos enviou a escritura e a obedecemos”. Assim, o mandamento corânico para “obedecer o Mensageiro” apoia a nova Mensagem (o Alcorão). O Alcorão é a revelação final de Deus para todos os seres humanos (33:40). O Alcorão foi revelado para a humanidade, de modo a prevalecer sobre todas as escrituras anteriores:

05:48 Em verdade, revelamos-te o Livro corroborante e preservador dos anteriores. Julga-os, pois, conforme o que Deus revelou e não sigas os seus caprichos, desviando-te da verdade que te chegou. A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma; e se Deus quisesse, teria feito de vós uma só nação; porém, fez-vos como sois, para testar-vos quanto àquilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolência, porque todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará das vossas divergências.

2 – O dever do Mensageiro

5:92 Obedecei a Deus, obedecei ao Mensageiro e precavei-vos; mas se vos desviardes, sabei que ao Nosso Mensageiro só cabe a proclamação da mensagem lúcida.

64:12 Obedecei, pois, a Deus e obedecei ao Mensageiro! Mas, se recusardes, sabei que ao Nosso Mensageiro somente incumbe a proclamação lúcida da mensagem.
Quando olhamos para as palavras do Alcorão acima, notamos que Deus definiu claramente o único dever do Mensageiro como sendo a proclamação da Mensagem (Alcorão).

Temos também nos versos do Alcorão acima uma ligação muito forte entre:

1 – Obediência ao mensageiro.2 – O único dever do mensageiro era entregar a mensagem.

1 + 2 = Devemos obedecer a mensagem que ele entregou.

A palavra “mensageiro” é derivada da palavra “mensagem”. Um mensageiro entrega uma mensagem. Se não houvesse uma mensagem não haveria mensageiro. Logo, “obedecer ao Mensageiro” significa obedecer a mensagem que ele está entregando.

3 – Obedecer a “Muhammad” ou “obedecer o Mensageiro”?

Deus é o mais eficiente em expressar qualquer significado. Todas as palavras do Alcorão são escolhidos por Deus para transmitir um significado preciso. Nunca li em qualquer lugar, nas palavras do Alcorão, algo como “obedeçam a Deus e obedeçam a Muhammad” ou obedeçam a Jesus, ou Moisés. As palavras utilizadas são sempre “obedeçam ao mensageiro”. Isto é para enfatizar que é a “mensagem” de Deus que deve ser obedecida e não as palavras ou opiniões pessoais do mensageiro.

Como mencionado anteriormente, a palavra mensageiro é derivado da palavra de mensagem. Se não houvesse uma mensagem não haveria mensageiro. Obedecer ao Mensageiro significa obedecer a mensagem que ele entregou.

4 – A única ‘mensagem’ revelada a Muhammad foi o Alcorão

Em resposta a esta verdade do Alcorão, os defensores dos hadiths alegam que eles não têm nenhum problema com o fato de que o único dever de Muhammad era entregar a mensagem, mas eles rapidamente acrescentam que os hadiths e sunna de Maomé seriam parte da “mensagem” e foram inspirados por Deus! Porém, devemos destacar o abismo existente entre uma Revelação de Deus e algo inspirado religiosamente, os evangelhos são inspirados religiosamente, mas não são Palavras de Deus. Posso fazer muitas coisas com “inspiração religiosa” e isto não as faz serem sagradas ou aprovadas por Allah, as cruzadas foram inspiradas religiosamente e não passaram de uma abominação!
Eles baseiam essa afirmação de inspiração em uma interpretação corrompida de 53:3-4. Assim eles afirmam que os hadiths de Muhammad são inspirados e, portanto, revelações adicionais. Algumas delas teriam vindo diretamente de Deus e se chamam de “Hadith Al-Qudsy” ou a “hadith sagrado”! Vejamos:

53:1 Pela estrela, quando cai
2 Que vosso camarada jamais se extravia, nem erra,
3 Nem fala por capricho.

Não existem contradições no Alcorão, portanto deve tratar-se de um erro na tradução. De fato, consultei outras duas traduções e ambas colocam o trecho com verbos no passado e sem a palavra “jamais”, vejamos uma delas:

“Vosso companheiro não se descaminhou nem se transviou” – Helmi Nasr
Os verbos em questão estão no perfectivo(passado) segundo o site http://corpus.quran.com são eles:

غَوَىٰ errou

ضَلَّ transviou

Assim sendo, esta passagem pode muito bem ter se referido ao episódio do contexto e não a toda vida do Mensageiro, tanto é que um dos versículos diz que antes ele não conhecia a Fé(42:52).Para mais informações sobre a corrupção do 53:3-4, consulte : A corrupção da 53:3-4
E também: Muhammad não errava?

Podemos estabelecer rapidamente que Muhammad não recebeu nenhuma revelação diferente do Alcorão. Sim, o profeta foi inspirado por Deus em certos assuntos pessoais, um exemplo de inspiração é encontrado em 66:3, onde Deus inspirou o profeta a respeito da verdade de uma questão doméstica. No entanto, esta foi a inspiração de Deus, e não a revelação. A diferença entre inspiração e revelação é que Deus inspira todos os seres humanos (note como Deus inspirou a mãe de Moisés). Deus também inspira os animais, um exemplo está em 16:68, onde Deus nos diz como ele inspira as abelhas. Isto é diferente de revelação que é especificamente uma escritura inspirada , que contém as leis religiosas e proibições.

Notamos aqui que os seguidores de hadiths defendem os hadiths e sunna como a segunda fonte da lei islâmica, além do Alcorão, apesar de as tratarem como a primeira. Por isso as seitas elevam os hadiths ao status de escritura revelada.

É-nos dito no Alcorão que o profeta não recebe qualquer revelação de Deus que não seja o Alcorão:

6:19 Pergunta: Qual é o testemunho mais fidedignoأَكْبَرُ شَهَادَةً? Assevera-lhes, então: Deus é a Testemunha entre vós e mim. Este Alcorão foi-me revelado, para com ele admoestar a vós e àqueles que ele alcançar.(…)

Este testemunho que Deus descreve como “Shahada Akbar” (o maior testemunho) ordena que Muhammad testemunhe que Ele recebeu o Alcorão de Deus. Este testemunho fala de apenas uma revelação recebida por Muhammad que é o Alcorão. Se Muhammad verdadeiramente recebeu outras revelações de Deus diferentes do Alcorão, como é que nós não encontramos qualquer menção delas no Alcorão? Será que Deus escondeu o fato de que deu a Muhammad uma revelação independente do Alcorão e depois nos mandou obedecê-la?

Além disso, insistir que cada palavra pronunciada pelo profeta foi inspiração (o que é muito menos do que revelação) é uma mostra de ignorância sobre o Alcorão. Vimos no Alcorão casos diferentes onde erros cometidos pelo profeta o fizeram ser repreendido por Deus. Alguns desses erros foram realmente muito graves, como quando Muhammad proibiu algo que foi feito legal por Deus. Proibir o que Deus faz legal é um grande pecado como 6:150 confirma:

Dize (ainda): Apresentai vossas testemunhas, para provarem que Deus vedou o que dizeis Ter vedado! E se odeclararem, não aceites as suas declarações nem te entregues á caprichos daqueles que desmentem os Nossos versículos,não crêem na outra vida e atribuem semelhantes a seu Senhor.

A questão aqui é “como pode alguém que possui cada palavra inspirada por Deus cometer todos estes erros?”. Deus poderia inspirar Seu Profeta a errar em uma revelação?

5 – Escrituras que não são de Deus apresentam muitas discrepâncias

Nós não lemos em nenhum lugar do Alcorão que Deus iria preservar os provérbios pessoais do mensageiro. Deus não teria preservado nem as escrituras anteriores (Torah e Evangelho), por que Ele iria preservar as palavras pessoais de qualquer um de seus servos? Estaria Deus elevando seu servo ao grau de legislador além Dele, quando Ele nos diz que o único dever do mensageiro é entregar a Sua mensagem?

Mas isso não é tudo. É-nos dito no Alcorão que qualquer coisa que não é de Deus acabaria por conter muitas contradições e corrupções, e o que vemos na “sunna”? Bem, são tantas contradições e problemas que até foi preciso dividi-las em fracas, médias e fortes:

4:82 Não meditam, acaso, no Alcorão? Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias.

Apesar destas palavras claras, os seguidores de hadiths alegam que um conjunto de seus livros de hadiths, como as coleções de Bukhari e Muslim, são totalmente autênticos (Sahih) e sem corrupção! Será que eles não acreditam nas palavras de Deus em 15:09 e 4:82?

6 – A ordem para seguir o Alcorão e nada mais
No Alcorão Deus ordena que todos os crentes sigam apenas o Alcorão. Esta ordem é encontrada em vários versos:

6:114 Dize: Poderia eu anelar outros árbitro que não fosse Deus, quando foi Ele Quem vos revelou o Livro detalhado?(…)
7:03 Segui o que vos foi revelado por vosso Senhor e não sigais outros protetores em lugar d’Ele. Quão pouco meditais!

7 – Será que fomos ordenados a seguir a sunna de Muhammad?
Os seguidores de hadiths e da sunna usam um significado distorcido de 33:21 o qual implicaria que deveríamos seguir a metodologia do mensageiro e, portanto, precisaríamos seguir a sua sunna!Para expor a corrupção e manipulação de tal afirmação, vamos ler primeiro 33:21:

“33:(21 ou 23) Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo.”

De fato temos no Profeta um excelente exemplo, mas também é citado que Muhammad não é senhor absoluto sobre os muçulmanos:

33:(40 ou 42) Em verdade, Muhammad não é pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus (…)

Devemos destacar que ter o Mensageiro de Deus como exemplo não significa, necessariamente, que devemos copiá-lo ou imitá-lo nos modos de vestir, dormir, tomar banho e etc… Claro que a importância de seguir os seus exemplos de Fé e conduta são muito superiores. Que tal imitarmos o fato de que Muhammad não imitava ninguém, ele tinha uma personalidade própria assim como você e eu conforme Allah dotou cada um de sua personalidade, também somos levados a questionar se os outros Profetas não foram excelentes exemplos… Veja 60:4 onde Abraão também é classificado como um excelente exemplo.

A partir destas palavras, notamos que Deus é muito específico ao descrever em que o profeta deu um bom exemplo. Seu bom exemplo está no seu pensamento constante em Deus e como ele buscou a Deus. Infelizmente, os seguidores de hadiths e da sunna manipularam este versículo glorioso, a fim de sugerir que devemos comer como o profeta comeu, dormir como dormiu e até entrar no banheiro com o mesmo pé que ele usava! Estes exemplos de hadiths são apenas um dentre muitos outros ridículos que enchem os livros de hadiths.

Em nenhum lugar do Alcorão há qualquer menção da sunna de Muhammad, enquanto isto, a Sunna de Allah é exaltada:

33:62 Tal foi a Sunna de Deusسُنَّةَ اللَّهِ , para com aqueles que viveram anteriormente. Nunca acharás mudanças na Sunna de Deus!

Os versículos 35:43 e 48:23 também falam o mesmo!

Para mais detalhes acesse: A manipulação de 33:21.
Veja também: O Alcorão menciona a suna?

8 – Será que fomos ordenados a seguir os supostos ditos pessoais de Muhammad?

Uma série de versos do Alcorão deixam bem claro que o único hadith autorizado por Deus é o próprio Alcorão:

45:6 Tais são os versículos de Deus que, em verdade, te revelamos. Assim, pois, em que Hadith crerão, depois de (rechaçarem) Deus e os Seus versículos?

31:6 Entre os humanos, há aqueles que entabulam vãs conversasالْحَدِيثِ (HADITHS), para com isso desviar nesciamente (os seus semelhantes) da senda de Deus, escarnecendo-a. Este sofrerá um castigo ignominioso!7 E quando lhe são recitados os Nossos versículos, volta-se, ensoberbecido, como se não os tivesse ouvido, como se sofresse de surdez; anuncia-lhe, pois, um doloroso castigo.

Também lemos no Alcorão que Deus, em sua infinita superioridade, deliberadamente permitiu que os fabricantes de histórias espalhassem falsos hadiths, com o mandamento para que os crentes deixassem de lado o que estes pérfidos forjaram:

6:112 Pela mesma razão, temos apontado a cada profeta adversários sedutores, tanto entre os humanos como entre os gênios, que influenciam uns aos outros com a eloquência de suas palavras; porém, se teu Senhor tivesse querido, não o teriam feito. Deixa-os, pois, com tudo quanto forjam!

Os verdadeiros crentes não crerão nestes hadiths:

6:113 Que lhes prestem atenção os corações daqueles que não crêem na vida futura; que se contentem com eles, e que lucrem o que quiserem lucrar.

Os verdadeiros crentes defenderão o Alcorão:

6:114 Diga: Poderia eu anelar outros árbitro que não fosse Deus, quando foi Ele Quem vos revelou o Livro detalhado? Aqueles a quem revelamos o Livro sabem que ele é uma revelação verdadeira, que emana do teu Senhor. Não sejas, pois, dos que duvidam.
115 As palavras do teu Senhor já se têm cumprido fiel e justiceiramente, pois Suas palavras são imutáveis, porque ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo

Eles vão defender o Alcorão como a única fonte de direito ou será que vão seguir outras fontes além o Alcorão o que, finalmente, os expõe como falsos crentes ou desviados da senda de Deus(31:6)? Veja:

45:6 Tais são os versículos de Deus que, em verdade, te revelamos. Assim, pois, em que hadith حَدِيثٍ crerão, depois de(rechaçarem) Deus e os Seus versículos?

7:2 (Eis aqui) um Livro, que te foi revelado para que não haja receio em teu peito, e para que, com ele, admoestes os incrédulos, para que seja uma mensagem aos fiéis.
3 Segui o que vos foi revelado por vosso Senhor e não sigais outros protetores em lugar d’Ele. Quão pouco meditais!

31:6 Entre os humanos, há aqueles que entabulam vãs conversasالْحَدِيثِ (HADITHS), para com isso desviar nesciamente (os seus semelhantes) da senda de Deus, escarnecendo-a. Este sofrerá um castigo ignominioso!
7 E quando lhe são recitados os Nossos versículos, volta-se, ensoberbecido, como se não os tivesse ouvido, como se sofresse de surdez; anuncia-lhe, pois, um doloroso castigo.

9 – O Mensageiro foi autorizado a emitir quaisquer ensinamentos além do Alcorão?

O Alcorão também diz que foi ordenado a Muhammad que ele ensinasse as palavras de Allah, e não suas próprias palavras:

69:43 (Esta) é uma revelação do Senhor do Universo.44 E se (o Mensageiro) tivesse inventado alguns ditos, em Nosso nome
45 Certamente o teríamos apanhado pela destra;
46 E então, Ter-lhe-íamos cortado a aorta,
47 E nenhum de vós teria podido impedir-Nos,

Aqueles que insistem que o profeta deixou-nos uma segunda fonte da lei religiosa (hadith) ou estão acusando ao profeta de desobedecer as ordens de Deus em 69:43-47, ou realmente não estão entendendo o Alcorão.

10 – As instruções deixadas pelo profeta

De acordo com a 6:114, 69:43-47 e muitas outras partes do Alcorão, o próprio profeta Muhammad ordenou seu povo a não escrever o seu próprio hadith. Isso está documentado nos mesmos livros de hadiths que eles chamam de “sahih” (autêntico), como Muslim e outros:

“Não escreva nada de mim, exceto o Alcorão. Quem o escreve deve apagá-lo” (Ahmed Ibn Hanbal, vol. 1, página 171 também Sahih Muslim, Livro 42, Número 7147)

Durante os primeiros 200 anos após a morte do Profeta, de acordo com os seus mandamentos, foi proibida a escrita de seus supostos hadiths. O primeiro a documentar uma ampla coleção de hadiths foi Al-Bukhari que nasceu no ano 194 da Hégira. Isto significa que o primeiro “autêntico hadith” (sahih) foi escrito depois de dois séculos após a morte do Profeta!
Mesmo se fôssemos seguir o hadith (algo que é claramente proibido no Alcorão), ainda teríamos a seguinte pergunta: Quão precisa pode ser uma coleção de ditos documentados dois séculos depois da morte do Profeta? Isto não se assemelha aos evangelhos? Devemos nos basear em um “telefone sem fio” de 2 séculos com uma cadeia que pode chegar à vários transmissores?!

Uma questão peculiar é que os seguidores de hadiths não mostram qualquer desejo genuíno de obedecer o Alcorão, quando alguém os chama para fazerem isto, eles desprezam o Alcorão como se fosse pouca coisa segui-lo, será que é mesmo pouca coisa? Vejamos:

59:21 Se tivéssemos feito descer este Alcorão sobre uma montanha, você a veria humilhar-se e fender-se, por temor a Deus, tais exemplos propomos aos humanos, para que raciocinem.

Para neutralizar a ordem que teria sido deixada por Muhammad para não escreverem o seu hadith, eles fazem uma reivindicação espantosamente ridícula. Eles afirmam que o profeta publicou estas instruções (para não escrever os seus hadiths), apenas no primeiro período de revelação e só porque ele estaria preocupado que seu hadith seria misturado com o Alcorão! Eles acrescentam que estas instruções foram cancelados em seus últimos anos! Bem, se fosse esse o caso, por que não existe um hadith que afirma que o profeta tinha cancelado tal ordem? Importante: Se a ordem anterior foi cancelada, por que houve um intervalo de pelo menos 200 anos entre o primeiro hadith e entre a primeira documentação (sahih) de hadith?
Mais importante: “5:3 (…)Hoje, completei a religião para vós(…)”
A Suna é uma compilação bem posterior ao Alcorão, no entanto, pode-se argumentar que no momento da revelação acima os companheiros do Profeta já tivessem memorizado toda a Suna com uma consequência incômoda: Relatos posteriores teriam que ser vistos como acréscimos, pois Allah já havia tornado completa a religião de acordo com o versículo.

Além disso, ao fazer esta afirmação ridícula (de que o profeta tinha medo que seu hadith fosse misturado com o Alcorão), eles implicitamente atestam a inferioridade dos hadiths se comparados ao Alcorão por não considerá-los dignos de se misturarem ao Alcorão, mesmo assim seguem mais os hadiths do que o Alcorão. Mais uma vez mostram a sua ignorância para com o Alcorão. No versículo a seguir, Deus se incube de assegurar a compilação do Alcorão, Ele não precisa de ninguém, quem foram estes que tentaram “completar” a religião que Allah completou?

75:17 Porque a Nós incumbe a sua complicação e a sua recitação;

“5:3 (…)Hoje, completei a religião para vós(…)”

Se o profeta estava preocupado que suas palavras se misturassem ao Alcorão, isto mostra sua preocupação com o Alcorão em detrimento de suas palavras. Os evangelhos, assim como a sunna, são compilações de séculos e, portanto, falíveis, sem peso de Livro Sagrado.

11 – Será que o profeta seguiu outra coisa além do Alcorão?

10:15 Dize-lhes (mais): Não sou um inovador entre os mensageiros, nem sei o que será de mim ou de vós. Não sigo mais do que aquilo que me tem sido revelado, e não sou mais do que um elucidativo admoestador.

46:9 Dize-lhes (mais): Não sou um inovador entre os mensageiros, nem sei o que será de mim ou de vós. Não sigo mais do que aquilo que me tem sido revelado, e não sou mais do que um elucidativo admoestador.

Se Muhammad seguiu apenas o Alcorão e nada mais, então, para seguir Muhammad, devemos fazer o mesmo.

5:48 Em verdade, revelamos-te o Livro corroborante e preservador dos anteriores. Julga-os, pois, conforme o que Deus revelou e não sigas os seus caprichos, desviando-te da verdade que te chegou. A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma; e se Deus quisesse, teria feito de vós uma só nação; porém, fez-vos como sois, para testar-vos quanto àquilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolência, porque todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará das vossas divergências.

Atentem também para a exortação de não seguirmos nossos caprichos.

http://www.quran-islam.org/main_topics/misinterpreted_verses/_obey_god_(P1245).html



Deixe um comentário