Transfusão de Sangue

O que se diz no Alcorão sobre transfusão de sangue?

Bem, é dito que o consumo de sangue é proibido, porém, se alguém for obrigado a fazer isto, então não terá pecado sobre ele:

2:173 Ele vos proibiu, apenas, (a carne do) animal morto, e o sangue, e a carne de porco, e o que é (imolado) com a invocação de outro nome que Allah. E quem é impelido (a alimentar-se disso), não sendo transgressor nem agressor, não haverá pecado sobre ele. Por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.

5:3 É-vos proibido o (animal encontrado) morto e o sangue e a carne de porco e o que é (imolado) com a invocação de outro nome que o de Allah; e o (animal) estrangulado e o que é (morto) por espancamento e por queda e por chifradas e o que a fera devora, (parcialmente) – exceto se o imolais – e o que é imolado sobre as pedras levantadas, (em nome dos ídolos;) (…) Então, quem é impelido pela fome (a alimentar-se do que é proibido), sem intuito de pecar, por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.

6:119 E por que razão não comereis daquilo, sobre o que foi mencionado o nome de Allah, enquanto, com efeito, Ele vos aclarou o que vos é proibido, exceto aquilo ao qual fostes impelidos (pela fome)?
145 Dize: “Não encontro, no que se me revelou, nada de proibido para quem queira alimentar-se, a não ser que seja (animal encontrado) morto, ou sangue fluido, ou carne de porco – pois é, por certo, abominação – ou perversidade: (o animal imolado) com a invocação de outro nome que Allah.” E aquele que é impelido (a alimentar-se disso), não sendo transgressor nem agressor, por certo, teu Senhor é Perdoador, Misericordiador.

16:115 Ele vos proibiu, apenas, o (animal encontrado) morto, e o sangue, e a carne de porco, e o que é (imolado) com a invocação de outro nome que Allah. E quem é impelido (a alimentar-se disso), não sendo transgressor nem agressor, por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.

Se entendermos a transfusão como consumo e o risco de morte como o agente que impele, temos a aprovação da prática de transfusão.



Deixe um comentário